O podcast O Fim do Futuro, uma produção da Matinal em parceria com a Agência Vós e apoio do Instituto Serrapilheira, foi o vencedor do Troféu Reportagem Especial FIERGS RS Mais Forte na 67ª edição do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo. A premiação ocorreu na manhã de sexta, dia 12, em Porto Alegre, durante cerimônia realizada no auditório da Farsul.
O troféu, inédito nesta edição, reconhece reportagens que abordam o processo de reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024 e é patrocinado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Criada por Geórgia Santos e Filipe Speck, a série documental investiga os impactos sociais, ambientais e políticos da enchente de 2024 em Porto Alegre e discute os limites do modelo de desenvolvimento urbano diante do colapso climático. O podcast recebeu nota máxima de todos os avaliadores e ficou com a maior pontuação dentre os trabalhos premiados na edição.
Além de receber o troféu principal da edição, O Fim do Futuro também conquistou o primeiro lugar na Categoria Profissional – Reportagem em Áudio do 67º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo. A Matinal ainda teve outros trabalhos reconhecidos na premiação. Na categoria Crônica, Marcela Donini ficou com o 1º lugar por “A noite em que cheguei sangrando no hospital” e com o 3º lugar por “O ano do mate”. O texto de Vitor Necchi publicado na Parêntese também figurou entre os premiados, com o 5º lugar para “Só sei viver em esquinas”.
À época do lançamento, Filipe Speck, diretor da Matinal e produtor executivo da série, afirmou que a proposta do projeto não era revisitar acertos e erros imediatos do pós-tragédia, mas tensionar questões de longo prazo. “A série tenta lidar com perguntas e dilemas que o colapso climático coloca e que vão nos acompanhar nas próximas décadas”, disse. Speck também destacou o papel das parcerias na viabilização do trabalho: “O jornalismo hoje depende cada vez mais da capacidade de operar de forma colaborativa”. A produção foi realizada pela Matinal e pela Vós – Pessoas no Plural, com apoio do Instituto Serrapilheira.
Confira abaixo a ficha técnica do podcast:
Apresentação: Geórgia Santos
Pesquisa e roteiro: Geórgia Santos e Filipe Speck
Reportagem: Geórgia Santos, Filipe Speck e Laís Escher
Tratamento de roteiro: Amanda Moreno
Consultoria: Sarah Azoubel
Direção criativa: Geórgia Santos
Direção executiva: Filipe Speck
Produtora: Laís Escher
Pesquisa de áudio: Bruna O’Donnell
Assistência de edição de áudio: João Neto
Música original: Antônio Chaves
Edição e Montagem: Paulo César PC
Desenho de som e finalização: Felipe Mux
Estratégia e Coordenação de Redes Sociais: Milena Giacomini
Redes sociais: Carol Grüne
Identidade visual: Carol Rosa
Gravação em estúdio: Matraca Podcasts e Catraca Filmes
Conteúdo audiovisual: Catraca Filmes
Apoio: Instituto Serrapilheira
Produção: Vós e Matinal