Em período que demanda a constante reafirmação do sistema democrático brasileiro, a penúltima edição de 2025 da Sabatina Parêntese conversa no sábado, 1º de novembro, com Tarso Genro, advogado e ex-governador do Rio Grande do Sul. Mediado por Luís Augusto Fischer, professor e editor da revista Parêntese, o encontro ocorre às 10h30, na livraria Paralelo 30, e visa compreender o futuro sociopolítico do país, considerando avanços e retrocessos de anos recentes. O evento é aberto e gratuito, e contará com transmissão no canal da Matinal no YouTube.
Natural de São Borja, Tarso Genro foi ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça entre 2003 e 2011. Antes disso foi deputado federal, entre 1989 e 1990, e prefeito de Porto Alegre em duas ocasiões, em 1993 e 2001. Genro ainda atuou como professor convidado na Universidade de Andaluzia, na Espanha, em 1998, e integrou o corpo docente do curso de extensão universitária da Escola de Governo, associado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No âmbito literário, publicou Vento Norte, Acorda Palavras, Luas em pé de barro, Ideologia do Romance Latino-Americano e Moçambique, a caminho do socialismo, entre outras obras.
Neste ano, a Sabatina Parêntese tem o apoio do Instituto Novos Paradigmas, e se mantém firme no propósito de estimular diálogos essenciais para o cotidiano de Porto Alegre. As edições passadas, incluindo os eventos de 2024, estão disponíveis nesta playlist. Nos últimos encontros, conversamos sobre a sabedoria das plantas frente à crise climática, com a ecóloga Sandra Müller, e exploramos narrativas para adiar o fim, com o psicanalista Celso Gutfreind.
A Sabatina é um evento promovido pela Matinal. Para apoiar mais projetos como esse, confira nossas modalidades de assinatura e invista no jornalismo independente que transforma a cidade.
O quê: Sabatina Parêntese com Tarso Genro
Quando: sábado, 1º de novembro, às 10h30
Onde: Livraria Paralelo 30, rua Vieira de Castro, 48 – Bairro Farroupilha
Quanto: Entrada franca