Pular para o conteúdo

Noite dos Museus conta com 12 espaços inéditos na programação

O retorno da Casa de Cultura e do MARGS no circuito também é destaque na nona edição do evento, que ocorre neste sábado

Noite dos Museus conta com 12 espaços inéditos na programação
Foto: For Real Company / Divulgação

Após uma edição desafiadora em 2024, com data alterada mais de uma vez em razão da enchente, a Noite dos Museus chega à sua nona edição neste sábado, 29 de novembro, das 18h à meia-noite. O maior evento cultural de Porto Alegre, que no ano passado reuniu mais de 208 mil pessoas, conta com quase 40 locais em seu circuito e mais de 100 apresentações artísticas, espalhadas por instituições e palcos no Centro Histórico com acesso gratuito. Entre as novidades deste ano, estão oito instituições até então inéditas no roteiro, além de duas instalações urbanas, quatro novas galerias e o retorno da Casa de Cultura Mario Quintana e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul à programação.

Os dois equipamentos geridos pelo estado ficaram de fora do evento desde 2023, quando os organizadores e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) não chegaram a um acordo sobre protocolos de preservação do acervo das instituições.

Pela primeira vez no percurso, estão o Arquivo Público do RS, o Museu do Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Solar dos Câmara, entre outros. Tem também exposições nas galerias 506, Casa Amarela, Espaço de Arte Art Hotel e Plano B Cultural, e as intervenções de Raquel Brust e Leandro Selister, que exploram de forma poética e inovadora a relação entre a arte e a cidade, com obras de grandes dimensões na Rua Voluntários da Pátria.

Os destaques da edição de 2025 incluem ainda shows e espetáculos com La Brasa Lunera, Grupo Tholl, Bibiana Petek, Flor ET e os rappers Zudizilla e Rashid, todos na Praça da Alfândega. No palco Assembleia Legislativa o público poderá curtir Hard Blues Trio, Toró e um tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco.

A íntegra da programação pode ser acessada no site ou nas redes sociais do evento. E atenção para mudanças no trânsito no acesso ao Centro Histórico: haverá bloqueio na Rua Conceição, de sexta a domingo, quando o túnel será prioritariamente para quem necessita chegar à rodoviária.

Para não perder nenhuma nova atração do itinerário, confira abaixo o que cada local oferece. 

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul

(Rua Riachuelo, 1031 - Centro Histórico)

Foto: Jeniffer Dalmolin / Divulgação

Instalado no atual endereço desde 1912, o Arquivo Público do RS (Apers) ilustra parte da história do estado marcada pela influência do positivismo, corrente filosófica que pautou a política, a economia e a organização sociocultural daquele período. 

Mantido por uma equipe multidisciplinar de servidores, no âmbito da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Apers é lugar de produção de conhecimento com potencial cultural, promovendo a gestão documental do Rio Grande do Sul. Na Noite dos Museus, o espaço oferece cinco opções para se divertir e aprender.

Associação Comercial de Porto Alegre

(Largo Visconde do Cairú, 17 - Centro Histórico)

Foto: João Mattos / Reprodução

Instituição sem fins lucrativos filiada à Federasul (Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul), a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) está localizada em edifício projetado pelo arquiteto Joseph Lutzenberger. Sob gestão de Suzana Vellinho Englert na diretoria, a entidade apresenta exposição que contempla o projeto arquitetônico de Lutzenberger – fazendo jus à premissa de valorizar o patrimônio da cidade –, e também os seguintes espetáculos:

Colégio Leonardo da Vinci – Alfa

(Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco)

Foto: Divulgação

Ampliando a programação do Centro Histórico para o Rio Branco, o Leonardo da Vinci oferecerá cinco opções para quem deseja ampliar o repertório cultural. Atualmente, em Porto Alegre, o Colégio tem como sede o prédio que abrigou o Centro Universitário Metodista – IPA, adquirido em leilão no final de 2024.

Na noite de sábado (29/11) a instituição de ensino traz a exposição textual e fotográfica Cartografias do Tempo: Patrimônio, Educação e Memória, e também:

Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki

(Rua Duque de Caxias, 350 - Centro Histórico)

Foto: Divulgação

Criado em dezembro de 2013, o Memorial da Justiça Eleitoral do RS passou a carregar o nome do ministro Zavascki em 2022, quatro anos após o seu falecimento. O espaço promove eventos e disponibiliza a documentação histórica dos processos referentes ao voto e ao regime democrático, auxiliando em pesquisas e realizando exposições e apresentações em escolas e universidades. 

A programação do Memorial em 29 de novembro é composta pela exposição A Justiça Eleitoral no RS, e repertório com quatro atrações.

Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul

(Rua Duque de Caxias, 1029 - Centro Histórico)

Foto: Acervo do Memorial / Divulgação

Localizado no prédio mais antigo da cidade, que data de 1790, o Memorial do Legislativo do RS já foi sede da Assembleia Legislativa entre 1835 e 1967. Hoje o antigo casarão rosado ao lado do Palácio Piratini abriga a história do parlamento gaúcho, e foi reformado e inaugurado em 2010 após adequações na estrutura do edifício. A instituição pública garante a preservação, a conservação e o acesso à memória política do estado. 

O local exibe a exposição Tempo e Reflexão, contando a história dos 190 anos da Assembleia, a Mostra Política de Cinema, com uma seleção de filmes que retratam as transformações históricas, culturais e políticas do Rio Grande do Sul, e mais:

Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

(Rua Sete de Setembro, 388  - Centro Histórico)

Foto: Jürgen Mayhofer / Divulgação

Espaço criado em 2002, que passou por dificuldades em 2015, foi reativado em 2023 e resistiu às intempéries provocadas pela maior crise climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, em 2024. Desde sua concepção o Memorial do Tribunal de Contas do estado se dedica a preservar a memória institucional, mesmo em um órgão não destinado exclusivamente à cultura em suas operações. 

Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro

(Av. Bento Gonçalves, 2460 - Partenon)

Foto: Divulgação

Com cerca de 200 mil obras produzidas ao longo de 30 anos, o Museu do Hospital Psiquiátrico São Pedro é o primeiro do Rio Grande do Sul a destacar a relação entre a arte e a saúde mental. A instituição possui parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, responsável pela curadoria dos trabalhos. Feitos por pacientes, ex-pacientes e um público associado à assistência do SUS, os materiais reunidos trazem expressões artísticas diversas, como pinturas, esculturas, bordados, cerâmicas, textos e outras formas de expressão.

Seis atrações e uma exposição estão na programação do espaço durante a Noite dos Museus.

Solar dos Câmara

(Rua Duque de Caxias 968 - Centro Histórico)

Foto: Michele Limeira / Divulgação

Considerado um marco na paisagem porto-alegrense por representar a arquitetura residencial do século XVIII, o Solar foi construído entre 1818 e 1824 e tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1963. Em 1981 foi adquirido pela Assembleia Legislativa do RS, e restaurado como um centro cultural, de arquivo e pesquisa sobre a trajetória política do estado. 

Instalações urbanas

A relação entre arte e espaço urbano também integra o circuito, proposta viabilizada em duas instalações de grandes dimensões dos artistas Leandro Selister e Raquel Brust.

No ponto de coleta e comércio de resíduos Sucatas de Carvalho, 795, Brust ocupa uma enorme fachada com o projeto Giganto. O trabalho é uma instalação fotográfica que retrata a reciclagem, os catadores e os centros de triagem. 

Foto: Raquel Brust

Já Selister provoca reflexões sobre o afeto, com a intervenção O amor vem antes. O artista coloriu a entrada do POP Center – conhecido como camelódromo –, acrescentando a palavra “ame” nas escadas, em grandes proporções, com a aplicação de estêncil.

Foto: Leandro Selister

Ambas no Centro, na Voluntários da Pátria, os trabalhos ficarão disponíveis gratuitamente até 31 de março de 2026.

Circuito de galerias

Em alusão aos 90 anos de vida e criação da artista plástica Zoravia Bettiol, a Noite dos Museus elaborou um roteiro que passa por seis galerias, das quais quatro são inéditas na programação. As novidades são a Casa Amarela, o Espaço de Arte Art Hotel, a Galeria 506 e o Plano B Cultural, localizadas em diferentes pontos da cidade, da Cidade Baixa ao Bela Vista. Nesses locais, abertos somente até às 22h, estão previstos diálogos e exposições.

Casa Amarela 

(Av. Américo Vespúcio, 377 - Higienópolis)

Foto: For Real Company

Espaço de Arte Art Hotel 

(Av. Lucas de Oliveira, 995 - Bela Vista)

Foto: For Real Company

Galeria 506

(Avenida Nova York, 506 - Auxiliadora)

Foto: For Real Company

Plano B Cultural

(Rua Joaquim Nabuco, 36 - Cidade Baixa)

Foto: For Real Company
João Neto

João Neto

Repórter. Contato: joaoneto@matinal.org

Todos os artigos

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de João Neto

Ver tudo