Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

28º Festival de Punta del Este discute o cine latino-americano

Evento no balneário uruguaio reuniu filmes e representantes do continente

28º Festival de Punta del Este discute o cine latino-americano
Cena do filme peruano "1982". Reprodução

Encerrou-se nesta sexta-feira (13/2) o 28° Festival Internacional de Cine de Punta del Este. Durante uma semana, o evento promovido pela Prefeitura de Maldonado ⎯ capital do Estado de mesmo nome onde fica o charmoso balneário uruguaio ⎯ recebeu uma expressiva amostra do cinema atual ibero-americano, especialmente aquele produzido no continente latino-americano. As mostras competitivas nas categorias de ficção e documentário contaram com longas provenientes de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Além dos títulos em disputa, o festival exibiu também um Panorama Internacional, reunindo filmes recentes dos mais diversos países.

Realizado entre os dias 7 e 13, o certame promoveu sessões livres e gratuitas em três espaços: Sala Cantegril, Teatro de Verano Margarita Xirgú ⎯ um belo anfiteatro a céu aberto ⎯ e a rede de salas comerciais Complejo GrupoCine de Punta del Este. Como nos últimos anos, a jornalista Daniela Cardarello respondeu pela direção artística e pela programação.

Na noite de quinta-feira (12/2), uma cerimônia na tradicional Sala Cantegril premiou os vencedores de 2026 do festival. O filme peruano 1982, de García JC, foi escolhida a melhor ficção, enquanto o troféu de melhor documentário foi para o equatoriano Mama, dirigido por Ana Cristina Benítez (confira a lista completa de vencedores abaixo).

Cena do filme "Mama". Reprodução

O Brasil foi representado nesta 28ª edição por Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte, longa de ficção rodado em Detroit e estrelado pelo brasileiro Vinícius de Oliveira e pelo argentino Daniel Hendler, e pelo documentário 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado, sobre um trio de mestres da cultura baiana: Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. A participação nacional nas telas uruguaias completou-se com a exibição fora de concurso de Querido Mundo, de Miguel Falabella.

Cena do filme "Quase Deserto". Reprodução
Cena do filme "3 Obás de Xangô". Reprodução

“3 Obás de Xangô” celebra amizade de trio de pilares da baianidade

A delegação brasileira incluiu ainda dois jurados: Marilha Naccari, diretora curatorial do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul FAM, que participou do júri de longas de ficção, e Zeca Brito, criador e diretor do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em Bagé, integrante do júri de documentários.

Além da exibição dos filmes, o Festival de Punta promoveu interessantes mesas-redondas sobre temas relacionados ao audiovisual latino-americano, como um debate a respeito do cinema em tempos de streaming e, especialmente, o encontro que reuniu no parque temático Pueblo Gaucho 11 representantes de festivais latino-americanos, que compartilharam preciosos relatos sobre as características, dificuldades e perspectivas de seus eventos.

Encontro de representantes de festivais latino-americanos. Foto: Roger Lerina/Arquivo Pessoal

O homenageado do 28º Festival Internacional de Cine de Punta del Este foi o diretor, roteirista e produtor Héctor Olivera, referência do cinema argentino de 94 anos e realizador de filmes como La Patagonia Rebelde (1974), La Nona (1979) e La Noche de los Lápices (1986).

O diretor, roteirista e produtor Héctor Olivera. Foto: Roger Lerina/Arquivo Pessoal

Já o júri de ficção contou com a presença de César Troncoso, grande ator uruguaio que divide com o argentino Ricardo Darín o protagonismo na série O Eternauta. Premiado no Festival de Gramado por O Banheiro do Papa (2007) e A Oeste do Fim do Mundo (2013), Troncoso atuou várias produções brasileiras de televisão e cinema ⎯ algumas inclusive rodadas no Rio Grande do Sul, como os filmes O Tempo e o Vento (2013) e A Superfície da Sombra (2017).

Vencedores do 28º Festival Internacional de Cine de Punta del Este

Cena do filme "La Lucha". Reprodução

FICÇÃO:

 VOTO DO PÚBLICO – Cuento de Verano (Argentina), de Matías Szulanski

Cena do filme "Cuento de Verano". Reprodução

DOCUMENTÁRIO: 

VOTO DEL PÚBLICO – Buscando a Shakespeare (Argentina), de Gustavo Garzón

Cena do filme "Buscando a Shakespeare". Reprodução

Prêmio ACCU (Asociación de Críticos de Cine del Uruguay)

Cena do filme "Cielo". Reprodução

*Roger Lerina viajou a convite do 28° Festival Internacional de Cine de Punta del Este

Roger Lerina

Roger Lerina

Jornalista e crítico de cinema. Editou de 1999 a 2017 a coluna Contracapa sobre artes, cultura e entretenimento, publicada no Segundo Caderno do jornal Zero Hora.

Todos os artigos

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Roger Lerina

Ver tudo