As cantoras, compositoras e instrumentistas Luiza Brina e Iara Rennó apresentam, pela primeira vez em Porto Alegre, o show Brilha & Reluxx. Marcado para sábado, dia 29 de novembro, às 17h, no palco do Instituto Ling, o espetáculo ainda contará com intervenções do artista gaúcho Caru Brandi propondo uma investigação visual dos símbolos subjetivos da ancestralidade, do misticismo e da espiritualidade presentes nas obras das multi-artistas. O evento é gratuito, mediante retirada de ingressos pelo site www.institutoling.org.br a partir das 11h desta quinta-feira, dia 27 de novembro.
Unindo duas vozes e dois violões, elas oscilam entre densidade e leveza numa paisagem sonora onírica, seja pelas orações do álbum Prece, da mineira Luiza, ou pelos os cantos afro-diaspóricos de Oríkì - Orí Okàn, trabalho da paulista Iara. Juntas, as duas grandes vozes da música contemporânea brasileira fazem uma releitura de seus repertórios e também de clássicos da MPB. A apresentação faz parte do projeto Frequências Sonoras, que promove encontros entre artistas de diferentes estilos, linguagens e regiões, com curadoria e produção de Bruno dos Anjos e Mauryani de Oliveira.
Sobre os artistas
Iara Rennó (Campinas/SP)
Nascida em uma família de artistas, Iara Rennó começou a cantar ao lado de sua mãe, Alzira E, e foi vocalista na banda do grande mestre Itamar Assumpção por três anos. Artista de expansão perene, é cantora, instrumentista, produtora, performer, atriz, poeta, produtora e diretora musical. Compositora prolífica, tem mais de 100 músicas gravadas por grandes nomes da música brasileira como Elza Soares, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Jaloo, Ava Rocha, Virgínia Rodrigues e Lia de Itamaracá. Foi indicada ao Grammy Latino em 2022 com o álbum Oríkì na categoria de melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa.
Luiza Brina (Belo Horizonte/MG)
Um dos expoentes da canção contemporânea brasileira, Luiza Brina é cantora, compositora, multi-instrumentista, arranjadora e produtora musical, tendo passado por projetos como Graveola e Boreal. Seu primeiro álbum foi eleito pela APCA como um dos 50 melhores de 2019 e seu mais recente disco, Prece, foi o único álbum brasileiro a entrar na lista dos 50 melhores álbuns de 2024 pela rádio americana NPR, o que rendeu um convite para participar da versão original do Tiny Desk em 2025.
Caru Brandi (Porto Alegre/RS)
Artista visual de múltiplas linguagens, Caru Brandi desenvolve pesquisa em pintura, desenho, cerâmica e instalação. A partir de sua vivência como pessoa transmasculina não-binária, investiga ficção e fabulação de memórias, corporalidades e mundos, criando narrativas contra-hegemônicas. Sua obra articula experiências da infância na zona rural com sua mãe, migrante paraense, e reflexões sobre corpo, desejo e temporalidades expandidas, interseccionando ecologia, gênero e fabulação. Sua trajetória artística começou de forma autodidata, anterior à graduação em Artes Visuais pela UFRGS, concluída em 2024. É também graduado em Direito pela mesma instituição.
Quando: Dia 29 de novembro, sábado, às 17h
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br