Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

Independência ou morte do jornalismo

O jornalismo moderno se consolidou a partir do valor da independência, mas nos grandes veículos ela está sendo rifada por dinheiro | Parêntese #349

Independência ou morte do jornalismo
Foto: Efe Ersoy/Pexels

Confira todos os textos da edição #349

No dia 14 de outubro, uma bomba explodiu no colo do jornalismo brasileiro. Mensagens de Whatsapp reveladas pela Polícia Federal mostraram a relação imoral do banqueiro Daniel Vorcaro com o Grupo Globo, o Metrópoles e outros veículos. 

As conversas entre Vorcaro e o diretor-geral de impresso e rádio da Globo, Fred Kachar, misturam verbas de patrocínio, pautas jornalísticas e festas com garotas de programa. O nível das conversas sobre mulheres é baixíssimo. Kachar – que comandava as operações dos jornais O Globo, Extra e Valor, das revistas, da editora e de todo o sistema de rádio – negociava com Vorcaro o patrocínio de eventos da Globo. O banqueiro derramava dinheiro. Uma conversa mostra que, de 2023 a 2025, suas empresas bancaram R$ 10 milhões em dois eventos da Globo: o baile da revista Vogue e o camarote do carnaval na Sapucaí. Em troca, Vorcaro pautava reportagens de seu interesse. Algumas frases de Kachar: “quer que eu peça pra corrigir?”, “para não te deixar na mão, te bonifico um branded content [publicidade que parece matéria jornalística] da marca na Glamour e na Vogue”, “depois me diz se faltou algo”. 

No dia seguinte a essas revelações, a Globo demitiu o executivo e divulgou uma nota oficial patética, assinada por João Roberto Marinho. “Comunicamos hoje o desligamento de Frederic Kachar da direção-geral de Mídia Impressa e Rádio. Ontem, tivemos acesso ao conteúdo de conversas privadas mantidas com Daniel Vorcaro entre outubro de 2023 e julho de 2025 que revelaram uma relação inadequada do executivo com um anunciante da Editora Globo”. Vejam, as conversas são “privadas”, a relação é “inadequada” e Vorcaro é apenas “um anunciante”. Em uma única frase, a Globo consegue ofender a inteligência do país inteiro. 

O cinismo de Marinho continua: “Reforço aqui o nosso compromisso com a ética e a transparência e, sobretudo, reafirmo a absoluta independência editorial do jornalismo de nossos veículos, premissa essencial de nossa atuação”. Por que ele cita ética, transparência e independência editorial, tudo que faltou à empresa? Porque a família Marinho sabe que a independência é o valor central que sustenta a credibilidade do jornalismo, sabe que é o mínimo que os leitores esperam. 

O caso Metrópoles consegue ser ainda pior que o da Globo. Criado em 2015 pelo ex-senador Luiz Estevão, o Grupo Metrópoles de Comunicação funcionava como um braço de Vorcaro. Estevão é aquele amigo de Fernando Collor e dono do Grupo OK. Em 2006, ele foi condenado a 31 anos de prisão por corrupção ativa e desvio de R$ 169 milhões de verbas públicas, no famoso escândalo do TRT de São Paulo. Depois de uma década de recursos, durante a qual tocou seus negócios, finalmente foi preso em 2016. Em 2020, na pandemia de Covid, passou à prisão domiciliar por ter mais de 70 anos. Em 2022, recebeu indulto do então presidente, Jair Bolsonaro. Em resumo: de 31 anos, cumpriu apenas quatro na prisão e hoje está livre. Parece que em alguns casos o crime compensa, sim. Sua fortuna é estimada em R$ 30 bilhões, mas suas empresas devem à União cerca de R$ 8 bilhões em impostos e direitos previdenciários. Assim é a nata da sociedade brasileira, crème de la crème.

Pois bem. As mensagens divulgadas mostram a diretora executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, trabalhando como estagiária de Vorcaro. O banqueiro brincava de jornalista: editava textos, mudava títulos, escolhia fontes, acrescentava boatos e decidia quando publicar uma matéria. Essa relação espúria começou em 2024, quando o banco Master fechou um contrato de R$ 20 milhões em patrocínio para o site. A diretora de marketing do Master, Ana Matos, estranhou o valor e disse a Vorcaro: “tá caro esse Metrópoles”. Ela sugeriu pagar R$ 15 milhões, e ele respondeu: “Não! Coisa mais importante [da] nossa vida é esse Metrópoles”. Ele tinha razão: uma diretora de um jornal que pergunta a um banqueiro se uma pauta lhe “ajuda ou atrapalha” deve valer muitos milhões.

Enquanto a Globo tentou uma resposta meio envergonhada, o Metrópoles bancou. “Checar com a fonte se a matéria reflete o contexto passado para o veículo é uma prática que adoto com personalidades empresariais, da política e do Judiciário”, disse Tahan. O nível de desfaçatez é impressionante. Ela ainda minimizou seu comportamento dizendo que cedeu “a pedidos razoáveis no contexto da relação entre fonte e veículo, com alterações irrelevantes em 11 textos”. Só para esclarecer quem não é da área: um jornalista não pode submeter a íntegra de um texto a uma fonte, nem permitir que ela edite a matéria, ou modifique o título, ou sugira outras fontes, ou decida quando a matéria deve sair. Voltamos a contatar uma fonte para verificar se compreendemos corretamente sua declaração ou para fazer uma nova pergunta, e é isso. Um jornalista nunca pergunta a uma fonte se uma pauta “ajuda ou atrapalha” seus negócios. Nada disso é “razoável”, e é ainda mais grave porque Vorcaro era um super anunciante, um banqueiro envolvido em negócios obscuros e com livre trânsito entre políticos, investidores e membros do Judiciário – como o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o bolsonarista Kassio Nunes Marques, presenteado com garotas de programa no apartamento de Vorcaro. 

O poder de Vorcaro alcançou outros veículos, como IstoÉ, Platô BR, Brazil Journal e até o Diário do Centro do Mundo e a Carta Capital, ambos considerados de esquerda. As conversas envolvem profissionais como Gabriela Prioli, Léo Dias e Diego Escosteguy (este, um velho serviçal da direita). É um lamaçal que coloca tudo em dúvida: afinal, ainda dá para confiar no jornalismo?

O jornalismo moderno se consolidou a partir do valor da independência. Mas independência em relação a quê? Em relação a partidos políticos, a interesses de grupos privados que ameacem o bem comum e aos anunciantes. Quando a reportagem se consolida como o eixo do jornalismo e surgem as redações profissionais, no início do século XX, ocorre uma separação entre os jornalistas e o setor comercial. Essa separação era inclusive física, e os jornalistas eram protegidos de interferência. É claro que isso não garantia plena autonomia, mas pelo menos constrangia as matérias “encomendadas” a seguirem critérios jornalísticos.    

Nos grandes veículos brasileiros, isso praticamente não existe mais. Todos criaram agências de produção de conteúdo de marca: RBS Brand Studio, Estadão Blue Studio, Estúdio Folha, G.Lab. Essas agências reúnem jornalistas, publicitários, designers e assessores de marketing. Tudo está à venda: espaços nas colunas, nas newsletters, reportagens pagas, podcasts, programas de rádio. Publicamente, essas grandes empresas dizem que são independentes, imparciais e transparentes, pois sempre indicariam ao leitor quando se trata de branded content. Não é verdade. Nesses grandes veículos, o setor de marketing passou a comandar grande parte do jornalismo, decidindo pautas e enquadramentos. Já escrevi sobre esse movimento suicida e autofágico no artigo “A diluição do jornalismo na publicidade”, publicado na revista Intexto.

A publicidade é uma fonte de recursos legítima, que pode inclusive garantir a autonomia editorial ao livrar o veículo da dependência de propaganda estatal. Mas, quando uma colunista de economia de um grande jornal é patrocinada pela Marcopolo, por exemplo, como podemos acreditar que as pautas sobre ações dessa empresa são orientadas pelo interesse do leitor? Quais são os limites que separam o jornalista, o anunciante e a assessoria desse anunciante? Essas fronteiras estão borradas, e quem perde é o leitor.

A independência em relação a partidos políticos também não existe nos grandes veículos. Como esses jornais viraram conglomerados com diversos negócios – bancos, financeiras, construtoras –, há muitos interesses envolvidos. Se um prefeito “flexibiliza” a lei ambiental para favorecer grandes construtoras, e o jornal é dono de uma empreiteira, é evidente que o jornalismo não vai fiscalizar as ações desse prefeito. Basta ver como a mídia tradicional cobriu a discussão do plano diretor de Porto Alegre: não cobriu. 

Quando os bastidores do jornalismo são escancarados, como aconteceu agora, e vemos que a independência editorial é rifada em nome dos negócios e do poder político, sentimos vergonha e desalento. Mas devemos lembrar que o bom jornalismo é insubstituível. E onde está o bom jornalismo? Procure quem faz reportagem, quem traz pautas novas, quem investiga. Em 1940, Robert Park definiu o surgimento do repórter como “um dos mais importantes eventos da civilização americana”. Ele estava certíssimo. É no jornalismo que faz reportagem que ainda podemos confiar.

As opiniões emitidas pela autora não expressam necessariamente a posição editorial da Matinal.

Marcia Benetti

Jornalista, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Todos os artigos

Mais em Parêntese

Ver tudo

Mais de Marcia Benetti

Ver tudo