Pular para o conteúdo

✉️ Feira do Livro, Vila Kédi e outras notícias desta sexta

Matinal News #1516

✉️ Feira do Livro, Vila Kédi e outras notícias desta sexta
Feira abre nesta sexta às 17h, na Praça da Alfândega | Foto: Alex Rocha / PMPA

É tempo de Feira do Livro em Porto Alegre! E o repórter João Neto dá uma palinha do que esperar deste primeiro fim de semana do mais tradicional evento cultural da capital gaúcha. A colunista Claudia Tajes também escreve sobre a Feira.

Já o repórter Ricardo Romanoff entrevistou Vitor Ramil sobre o show que celebrará os 25 anos do álbum Tambong, nos dias 7, 8 e 9 de novembro. Ainda na pauta cultural: você sabia que a primeira regente brasileira nasceu em Porto Alegre? Morta há 50 anos, só no ano passado ela virou nome de logradouro público. Logo mais, assinantes dos planos Completo e Comunidade vão conhecer essa história em primeira mão, na newsletter Tudo É Gênero, assinada por Marcela Donini.

E sábado, também exclusivo para aqueles que nos assinam, uma edição da Parêntese com resenha de Gonçalo Ferraz, os resultados de uma pesquisa sobre livros clássicos gaúchos, e ensaio de Paulo Damin sobre a literatura.

Ah, e não deixe de aparecer na livraria Paralelo 30, às 10h30, também neste sábado. A penúltima edição de 2025 da Sabatina Parêntese conversa com Tarso Genro, advogado e ex-governador do Rio Grande do Sul. O tema da edição é o futuro da democracia brasileira. Te esperamos!

A seguir, você lê ainda sobre o desdobramento da ação referente ao Quilombo Kédi: uma decisão judicial busca preservar as condições as famílias que permanecem no local e demandam seu reconhecimento formal como quilombolas.

☁️
Previsão do tempo: uma sexta um tanto indecisa hoje, com períodos de sol, nuvens e até chance de chuva. Não deve passar dos 21°C em Porto Alegre.

Feira do Livro volta a tomar conta da Praça da Alfândega – e de Porto Alegre

O maior evento literário ao ar livre da América Latina inicia sua programação hoje, oficialmente às 17h. Até 16 de novembro, a edição de 2025 da Feira do Livro de Porto Alegre estima receber 1,5 milhão de visitantes na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da capital, democratizando o acesso aos livros e a leitura com programação cultural gratuita. 

Já nesses primeiros dias, a Feira traz saraus, rodas de leitura e conversa, homenagem a autores, sessões de autógrafos e atividades voltadas ao público infantil e juvenil. 

Em clima de feira, Luís Augusto Fischer, professor de literatura e editor da Parêntese, conversou com alguns dos principais nomes que estarão presentes no evento. Ao longo dos próximos dias, a Matinal vai publicar os conteúdos, acompanhando a programação. Hoje destacamos as entrevistas com Julia Dantas, Ricardo Silvestrin e Gilberto Schwartsmann.

Leia a matéria completa:

Saraus, debates e lançamentos marcam primeiros dias da Feira do Livro
Em sua 71ª edição, evento abre hoje às 17h. Confira três entrevistas com autores que lançam obras neste final de semana

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

TRF4 proíbe novas demolições no Quilombo Kédi 
Decisão do desembargador federal Roger Raupp Rios, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, proibiu novas demolições no Quilombo Kédi, na zona norte de Porto Alegre. No local, enquanto parte das famílias residentes se autodeclara quilombola e luta por esse reconhecimento, outras negociam ou já fecharam acordos com a prefeitura e deixaram a área – essas residências foram demolidas. Quem ficou denuncia que a medida é uma forma de pressão para a comunidade deixar o território.

No mês passado, a Matinal reportou a destruição de dez residências no primeiro dia útil após a homologação dos primeiros acordos, prejudicando o bem-estar de quem permaneceu. A decisão do TRF4 também estabelece multa de 20 salários mínimos por descumprimento. Leia a reportagem completa na Matinal

Antes da COP, RS anuncia queda na emissões de gases 
Apresentado no Palácio Piratini ontem, o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Iegee) indicou que o Rio Grande do Sul reduziu em 26,8% a emissão de gases estufa entre 2021 e 2023, além de 23,1% de emissões brutas. Segmentos como Uso da terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas (8,5%) e o setor de Energia (2%) foram os que mais reduziram. A versão final do documento, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, será publicada na plataforma proclima2050.

Na ocasião, o governo detalhou sua participação na COP30, em Belém. O estado estará representado em 30 painéis e terá 15 reuniões bilaterais. O governador Eduardo Leite (PSD) e seis secretarias estarão presentes.


OUTRAS NOTÍCIAS
Hoje e amanhã, o festival Morros do Futuro vai ocupar o Morro da Cruz. A edição de 2025 busca levar oficinas sobre temas como educação e meio ambiente para a periferia.
O governador Eduardo Leite desistiu de ir à reunião no Rio de Janeiro para prestar apoio ao colega fluminense Claudio Castro (PL) após a operação que matou ao menos 130 pessoas.
Com emergências lotadas e 43% dos pacientes oriundos de fora da capital, a prefeitura de Porto Alegre reforçou pedido de ajuda ao estado para o custeio de leitos.
A prefeitura adquiriu um edifício no Centro Histórico por 19 milhões de reais. O prédio vai ser ocupado pela Procuradoria-Geral do Município, que arcou com cerca de 60% do valor.
Em 10 anos, Porto Alegre perdeu 432 garagens, uma queda de 35%. O principal motivo para o fechamento desses espaços é a concorrência com aplicativos de transporte, conforme reportagem da GZH.
Hoje é o último dia para garantir o desconto de até 5% no pagamento do IPVA 2026. O benefício vale para quem faz parte do programa Bom Cidadão.
Um incêndio atingiu a sede do Santuário Voz Animal, em Eldorado do Sul, na madrugada de ontem. A ONG, que trata animais idosos e vítimas de maus tratos, pede apoio para a reconstrução.
Juremir Machado da Silva ainda repercute o massacre no Rio. Janeiro: "Como explicar a um estrangeiro que o Brasil melhorou seus indicadores macroeconômicos, que o desemprego é o mais baixo da série histórica mensurada, mas tem territórios controlados por máfias e polícia que mata mais de 120 pessoas?"

Pelo menos tem a feira do livro

Hoje começa a Feira do Livro. E é a única notícia boa desses dias de jornais, tevês e redes sociais pingando sangue. Na terça, dia 28, 104 mortos em Gaza. 121 no Rio de Janeiro. E contando.

O Dmae logo será privatizado. As árvores seguirão dando lugar aos prédios. Os negacionistas de Porto Alegre – do mundo! – continuarão dizendo que o clima sempre foi louco assim, que mania vocês (no caso, os que não são negacionistas) têm de fazer drama. Mas a Feira do Livro inaugura hoje.

Leia o texto completo.


CULTURA

“Tambong” insiste em ficar na trajetória de Vitor Ramil

Foto: Rodrigo Lopes

Um dos álbuns mais emblemáticos de Vitor Ramil, Tambong será revisitado nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Teatro Simões Lopes Neto. O cantor e compositor conversou com o repórter Ricardo Romanoff sobre o disco, que reúne faixas como Não É Céu, Espaço, Grama Verde e A Ilusão da Casa, e o show que comemora os 25 anos da obra. “Tambong talvez seja meu disco com canções mais populares, no sentido de terem sido gravadas por outros artistas e as pessoas cantarem junto. Não são óbvias, mas tiveram uma trajetória mais popular do que as demais”, reflete o músico. Leia a matéria.


Cineclube Matinal #29 – Bruce Springsteen, cinebiografias musicais e um thriller político colombiano

Roger Lerina Marcelo Perrone comentam Springsteen: Salve-me do Desconhecido, filme protagonizado por Jeremy Allen White sobre uma fase sombria da carreira do astro do rock, e recomendam outras cinebiografias musicais. O episódio também aborda a estreia de Novembro, tenso suspense político que recria a tomada do Palácio da Justiça da Colômbia por um grupo de guerrilheiros em 1985.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!