Na Parêntese deste fim de semana, André Pares analisa o lugar da distopia na obra do cineasta brasileiro Gabriel Mascaro, com foco especial em O último azul, longa vencedor de três prêmios na 75ª edição do Festival de Berlim.
Os temas que permeiam a obra de Mascaro não passam tão longe do cotidiano de Porto Alegre. Para Cristiano Sant'Anna, distopia parece ser o que ocorreu com a Biblioteca da Vila. Criada pelo líder comunitário e catador de resíduos Antonio Carboneiro, a iniciativa que circulava livros em centros culturais em um carrinho de papeleiro foi amassada e levada para destino incerto, após uma ação conjunta entre a Brigada Militar e o DMLU, em julho deste ano.
Inspirado pelo “impulso humano de explorar o desconhecido e a crescente homogeneização do mundo moderno”, Alfredo Fedrizzi traz notícias do país de Gengis Khan. Na seção dedicada aos nossos mortos, Luís Augusto Fischer reproduz uma versão ampliada de uma entrevista com Célia Ribeiro, publicada vinte anos atrás na série Passado Presente, de Zero Hora. O editor da Parêntese também escreve sobre a peça Gota D’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.
É preciso aprender com a História e por isso Juremir Machado da Silva foi entender o que Edgar Morin tem a nos dizer. Tiago Maria mergulha nas vivências da avó, prestes a completar 100 anos e com muito a contar.
O lugar das lembranças é assunto do artigo de Maíra Rieck, Maria Castilhos, Alexandre Pandolfo, e Barbara Conte, psicanalistas que explicam a necessidade de tornar o Dopinho, antigo local de detenções e torturas em Porto Alegre, em um centro de memórias.
Arnoldo Doberstein apresenta breve contexto sobre importantes instituições de ensino da capital, no período 1890-91, e a resenha que encerra a edição é de Helena Terra, com detalhes do primeiro livro de poemas da escritora brasileira Márcia Huber.
Boas leituras!
Confira todos os textos da edição
RESENHAS
- Distopia, estranhamento, redenção, por André D. Pares
- Sumário da Vida, por Helena Terra
ENSAIOS E ARTIGOS
- Conversa com Benjamin, por Cristiano Sant’Anna
- O Diário Mongol, parte 1, por Alfredo Fedrizzi
- Dopinho: uma memória à venda, por Maíra Rieck, Maria Castilhos, Alexandre Pandolfo, e Barbara Conte
NOSSOS MORTOS
- Passado Presente com Célia Ribeiro, por Luís Augusto Fischer
CHICO DISCO A DISCO
- A Gota D’água, por Luís Augusto Fischer
ENTREVISTA
- O que Edgar Morin aprendeu com a história, por Juremir Machado da Silva
MEMÓRIA
- Centenária: Maria, vó minha – Capítulo 7, por Tiago Maria
- Porto Alegre, 1890-91: A escola brasileira, de Getúlio e Maurício Cardoso; Colégio Anchieta e Cecília Corseuil du Pasquier, por Arnoldo Doberstein